Cientistas usam tecnologia do século 19 para recarregar drones em pleno ar

Cientistas usam tecnologia do século 19 para recarregar drones em pleno ar

Utilizados para fazer entregas de produtos, filmar casamentos, analisar terrenos, simular naves de Star Wars em miniatura e mais uma infinidade de operações – entre corridas aéreas e missões de guerra –, parece haver poucas coisas que os drones não conseguem fazer. Infelizmente, uma dessas coisas é se manter muito tempo no ar. Com o objetivo de resolver o problema de autonomia desses dispositivos, pesquisadores britânicos recorreram a uma tecnologia centenária para carregar esses veículos com eles ainda em voo.

Como os drones precisam ser leves para conseguir voar sem muito esforço, as baterias que acompanham o kit não podem ser muito pesadas, mas, ao mesmo tempo, têm oferecem uma boa alimentação para os motores. Essa combinação acaba com a chance de brincar com o seu quadcóptero por horas e mais horas e quebra totalmente o ritmo da aventura pelos céus. Para evitar que os VANTs tenham que pousar continuamente para serem recarregados, cientistas da Imperial College London trouxeram um projeto de Nikola Tesla para os dias de hoje!

A ideia é utilizar a técnica de acoplamento indutivo ressonante para fazer com que dois equipamentos possam trocar energia entre si sem a necessidade conexões físicas, bastando que ambos estejam ajustados para uma certa frequência. A ideia já foi demonstrada na prática pelo próprio Tesla com fios de cobre próximos e apontados um para o outro. De acordo com os estudiosos, esse tipo de transmissão elétrica deve resolver a atual limitação dos drones.

Para provar que o projeto é sério, os integrantes do estudo comprar um drone comum, com 12 centímetros de diâmetro, e modificaram a parte elétrica do dispositivo para:

a) remover completamente a sua bateria; e

b) instalar um anel de cobre que serve como receptor de energia para o gadget.

Como é possível conferir no vídeo abaixo, o experimento foi um sucesso, já que o equipamento se manteve no ar apenas com a transmissão vinda da base elétrica.